Fiocruz Brasília
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

06/08/2018

Fiocruz Brasília recebe exposição Oswaldo Cruz: médico do Brasil


Nathállia Gameiro*

O médico sanitarista Oswaldo Cruz deixou um grande legado no Brasil. Venceu doenças como febre amarela, combateu a varíola e a peste bubônica e é um dos responsáveis pela vacinação obrigatória no país. Tem seu nome marcado em instituições e entidades de saúde, estação de trem, avenida, bairro, escolas, quadras e recebeu homenagens em moeda e curta metragem. Hoje é conhecido por dar nome à Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.

Mas qual é a história de Oswaldo Cruz? De que outras formas ele contribuiu para a ciência e a saúde no Brasil? No mês de aniversário do sanitarista, sua trajetória é contada na Exposição Oswaldo Cruz: médico do Brasil, que ocupa o mezanino do Espaço Café Ciência e Cultura da Fiocruz Brasília até o dia 2 de outubro. 

Os 18 painéis com textos e imagens narram a trajetória e obra do pesquisador, sua contribuição no combate a doenças e os trabalhos mais significativos nas áreas de pesquisa biológica, médico-sanitárias, na saúde pública e administração desta área. 

Durante o período da exposição, também haverá a atividade periódica O avental de história, especialmente criada para o público infantil (cinco a 10 anos). As apresentações, realizadas por meio da contação de histórias e de um avental colorido, com bolsos de onde saem as principais personagens, relatam a chegada do cientista à antiga Fazenda Manguinhos (RJ) e a sua ideia de construir um imponente castelo, para chamar a atenção da população para a importância da ciência.

O objetivo é aproximar o público do sanitarista Oswaldo Cruz, apresentando o médico que teve grande importância na saúde pública do Brasil e que há anos é conhecido por dar nome à Fundação. Crianças de escolas públicas do Distrito Federal (DF) também integram o público-alvo. “Esta é mais uma forma de nos aproximarmos da sociedade, o que sempre buscamos em nossas ações. Além de apresentar a história do sanitarista, podemos também despertar a vontade das crianças de serem pesquisadores e melhorar a saúde pública”, afirmou o coordenador do Núcleo de Eventos da Fiocruz Brasília, Paulo Rocha. A mostra é aberta ao público, de terça a quinta, das 9h às 12h e das 14h30 às 16h30. Agende um horário de visita de sua escola pelo e-mail: eventosbrasilia@fiocruz.br ou pelo telefone 3329-4615/4634. 

A exposição é organizada pelo Museu da Vida, com curadoria de conteúdos da Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz), textos do jornalista e escritor Humberto Werneck e o projeto gráfico é assinado por Karyn Mathuiy.  

Serviço:
Exposição “Oswaldo Cruz: médico do Brasil”
Entrada gratuita
Local: mezanino do Espaço Café Ciência e Cultura da Fiocruz Brasília
Período para visitação: 31 de julho a 2 de outubro
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h

*Com informações do Museu da Vida (COC/Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar