Fiocruz Brasília
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

08/05/2018

Campus Virtual Fiocruz lança Sistema de Cursos Livres


Nayane Taniguchi*

O Campus Virtual Fiocruz (CVF) lançou, no início de maio, o Sistema de Cursos Livres, ferramenta para solicitação online de cursos livres disponível para todas as unidades da Fiocruz. Entre outras funcionalidades, o sistema faz a gestão dos cursos, inscrição de alunos, certificação online e divulgação das ofertas no CVF.

A gestão é descentralizada, feita pelos responsáveis de cada unidade, que autorizarão as solicitações diretamente no sistema. A diretora-executiva da Escola Fiocruz de Governo (EFG) da Fiocruz Brasília, Luciana Sepúlveda, ressalta a importância da ferramenta. “Para nós, isso representa uma grande facilitação no que concerne à emissão de certificados dos cursos de capacitação, atualização, aperfeiçoamento, cursos livres e eventos, que passarão a ser emitidos por QR Code, além de ser uma forma mais integrada e dinâmica de divulgar as atividades a partir de uma tecnologia que ajuda a formatar as ofertas educacionais e os espaços de comunicação dessas atividades”, explica.

De acordo com a diretora, o Sistema de Cursos Livres também possibilita, para a EFG, a construção e acompanhamento da sistematização de uma gestão da informação de forma mais rápida e efetiva. “Ao invés de termos de lidar com informações em documentos dispersos, teremos todas essas informações e todo o acompanhamento desse processo na plataforma do Campus Virtual. Essa é uma inovação que ajuda tanto na perspectiva da organização do nosso fluxo interno de trabalho e também de busca e divulgação daquilo que a Escola oferece”, acrescenta.

Atualmente, a Fiocruz já conta com um Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), para todos os seus cursos Lato sensu, Stricto sensu e de Educação Profissional, que são regulados pelo Ministério da Educação (MEC). Todos emitem certificados e diplomas, sendo exigidos diversos documentos e processos nessas categorias.

Segundo a coordenadora do CVF, Ana Furniel, a iniciativa busca atender a demanda de várias unidades da Fiocruz para organizar o fluxo e a gestão dos cursos livres. “A oferta de cursos livres na Fiocruz cresceu muito e, com o Campus Virtual em funcionamento, passamos a perceber a dificuldade em obter informações sobre eles, que estavam dispersos e não contavam com um sistema de inscrição para alunos”, comenta. Furniel explica que muitos coordenadores de cursos livres, que não dependem dessa forma de regulação, precisavam de uma forma mais simplificada para a gestão desses cursos e com certificação online, por QR Code.

Para a diretora-executiva da EFG, o Campus Virtual representa uma plataforma de integração, de acesso e facilitação para oferta de cursos em toda a Fiocruz, e também para o acesso a essa oferta por parte dos usuários, para facilitar que as pessoas consigam encontrar na Fiocruz aquilo que elas precisam com relação à formação com maior rapidez e efetividade. “Por outro lado, também colabora para a gestão da informação sobre essas ofertas, porque o Campus Virtual reunirá os dados de oferta e certificação em uma mesma plataforma, permitindo, ainda, a produção de relatórios”, enfatiza. O sistema foi desenvolvido a partir de uma primeira versão construída pela equipe da Fiocruz Bahia.

Quer usar o Sistema de Cursos Livres? É fácil!
1) Primeiro, cadastre-se aqui e crie um login único Fiocruz/UNA-SUS.
2) Para aprender a navegar no sistema, acesse o manual.
3) Em caso de dúvidas, a equipe do CVF oferece treinamento presencial ou por web conferência. Inscreva-se já para o treinamento.

Conhecendo o sistema
O Sistema de Cursos Livres foi desenvolvido para permitir a solicitação online de cursos livres através do Campus Virtual Fiocruz (CVF). Ele pode ser usado por todos as unidades que desejam criar cursos livres na instituição, desde que possam fazer uso de certificação online. Ele não contempla cursos Lato sensu (especialização e residências) ou Stricto sensu, que contam com legislação e regulação pelo MEC. Outras informações aqui.

* Com informações do Campus Virtual Fiocruz

Voltar ao topoVoltar