O Projeto Aprendizeres no Sistema Socioeducativo é uma iniciativa do Núcleo de Educação Popular, Cuidado e Participação na Saúde (Angicos – Fiocruz Brasília), em parceria com a Instituição Inverso Centro de Convivência em Saúde Mental, Arte e Cultura. Esta é a 1ª edição, será desenvolvida no período de abril de 2025 a julho de 2026, e tem como objetivo o apoio e acolhimento em saúde mental aos trabalhadores e trabalhadoras de 5 Unidades de Internação do Distrito Federal.
O projeto trabalha na perspectiva de promover um processo de aprendizagem para estes agentes envolvidos, oferecendo um espaço de escuta e troca de conhecimentos para que eles possam elaborar e ressignificar sua experiência profissional singular e grupal considerando os conflitos, encontros, desencontros e expectativas que são vivenciados nesse contexto.
As ações ocorrem no âmbito dos processos grupais como modo de compreender a estrutura e o funcionamento das unidades de internação, buscando modos de intervenção que possam instrumentalizar os agentes para a aprendizagem e para a transformação de sua realidade de trabalho.
Ações desenvolvidas:
– Realização de Grupos Operativo semanais nas Unidade de Internação de Saída Sistemática do Recanto das Emas e de São Sebastião, visando uma atuação dos profissionais com melhorias na sua realidade de trabalho, proporcionando um atendimento aos jovens internos com mais qualidade.