Os agentes públicos que atuarão no Centro de Referência em Direitos Humanos Yanomami e Ye’kwana (CRDHYY) e no Centro de Atendimento Integrado à Criança Yanomami e Ye’kwana (CAICYY) participam de atividade de intermódulo, entre os dias 28 e 30 de julho, na Universidade Estadual de Roraima (UERR), em Boa Vista (RR). A formação contínua é uma iniciativa da parceria entre a Fiocruz Brasília, por meio da Escola de Governo, e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O curso visa qualificar os profissionais e aprimorar o mapeamento das redes e a construção dos fluxos de atendimento nos centros CREDHYY e CAICYY. A programação prevê a realização de oficinas e atividades práticas focadas no mapeamento das redes do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, no caso do CAICYY, e do Sistema de Garantia de Direitos para o CREDHYY. Haverá também sessões dedicadas à sistematização dos fluxos de atendimento por meio de mapas mentais e organogramas participativos, permitindo que os próprios trabalhadores reflitam sobre suas práticas.
Um dos destaques da programação será a oficina de psicodrama, que simulará casos de atendimento para avaliação dos fluxos com base nessas simulações, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e prático. A semana será concluída com a sistematização dos trabalhos realizados, a representação dos organogramas de fluxo entre os centros e uma rodada de avaliação, com sugestões para os próximos passos da formação.
Essa atividade de intermódulo representa um esforço contínuo da Fiocruz Brasília para fortalecer a atuação dos profissionais e aprimorar os serviços oferecidos às populações indígenas, reforçando o compromisso com a garantia de direitos. O curso é produto do TED 01/24 entre a instituição e o MDHC.
Fotos: Bianca Coelho
Saiba mais:
Agentes públicos participam de formação em direitos humanos dos povos yanomami e ye’kwana
Processo seletivo aberto para atuação com os povos yanomami e ye’kwana