Fiocruz Brasília
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

05/07/2018

30 anos do Sistema Único de Saúde


Nathállia Gameiro

O Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores do mundo, foi criado pela Constituição Federal Brasileira, que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira. Neste ano de 2018, completa 30 anos de existência. Em comemoração a esta data, a nova edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva, apresenta a temática com material elaborado por mais de 100 pesquisadores brasileiros de todas as regiões do país.

A publicação traz a reflexão dos avanços, limites e desafios enfrentados ao longo das últimas três décadas. Entre as temáticas abordadas estão: a história do SUS, promoção da saúde, alimentação e nutrição, atenção primária, vigilâncias em saúde, saúde materno-infantil, saúde do idoso, reforma psiquiátrica, violência no SUS, comunicação em saúde, saúde ambiental, saúde do trabalhador, entre outros.

O assessor da Direção da Fiocruz Brasília Gerson Penna foi um dos editores convidados da publicação, junto com Jairnilson Silva Paim, do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA, José Gomes Temporão da Fiocruz, Nelson Rodrigues dos Santos do Instituto de Direito Sanitário e Luiz Felipe Pinto do Departamento de Medicina de Família e Comunidade/ Faculdade de Medicina/UFRJ.

A Ciência e Saúde Coletiva lançará no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no período de 26 a 29 de julho de 2018, na Fiocruz, campus de Manguinhos, o número especial “30 anos do Sistema Único de Saúde: contexto, desempenho e os desafios do SUS”.

Leia os artigos  

Voltar ao topoVoltar