Fiocruz Brasília
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

07/03/2018

Últimos dias para inscrições na Semana de Divulgação Científica


Nathállia Gameiro

Resultado de imagem para semana de divulgação cientificaAs inscrições para a I Semana de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília estão abertas até o dia 8 de março. O evento será realizado de 12 a 14 de março e conta com rodas de conversa, painel e oficinas. Confira a programação completa e faça sua inscrição

A primeira roda de conversa da Semana traz como tema a divulgação da ciência em tempos de web 2.0. A partir de pesquisas sobre assuntos da área de ciências nas redes sociais, serão discutidos desafios e oportunidades para a divulgação científica pelas instituições de Ensino e de Pesquisa. Além disso, a roda de conversa abordará como é possível reduzir a distância entre os criadores do conhecimento e a opinião pública, qual é a melhor forma de divulgar a ciência, como estimular a leitura sobre o tema e quais são os novos espaços da ciência.

A atividade será no dia 12 de março, segunda-feira, com o coordenador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, Luis Amorim, e a pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados da Unicamp (Labjor) Simone Pallone.

O reitor da Universidade Estadual de Campinas, Marcelo Knobel, ministrará o painel de abertura, intitulado “Ciência para além dos muros", no dia 13 de março, às 9h30. Knobel abordará os desafios, impactos e prospecções da ciência no Brasil, destacando experiências de divulgação científica.

A diretora no Brasil do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science: um brinde à ciência e pesquisadora colaboradora no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (USP), Natália Pasternak, dividirá a mesa com Knobel. A pesquisadora falará sobre como fazer divulgação científica, por que e pra quem.

O diagnóstico da pesquisa e da prática em divulgação científica e a diferenciação de conceitos de divulgação científica, popularização do conhecimento e comunicação científica serão abordados pela coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e membro do Comitê Científico da Rede Internacional para Public Communication for Science and Technology (PCST), Luisa Massarani.

A pesquisadora participará da segunda roda de conversa, que será realizada no dia 14 de março, às 14h. A atividade também discutirá o corte orçamentário na ciência e tecnologia e a influência na vida da população no Brasil, a importância do trabalho dos cientistas e da participação da sociedade, os desafios da ciência no contingenciamento das pesquisas e perspectivas para os próximos anos. O tema será abordado por Daniela Klebis, editora do Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.

Os participantes poderão aprender sobre divulgação científica também na prática, com as oficinas para a criação de infográficos, no dia 14 de março, quarta-feira, de manhã e à tarde.

Haverá emissão de certificado. A I Semana de Divulgação Científica é realizada pela Comissão de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília e financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). 

 

Voltar ao topoVoltar