Programa de Educação, Cultura e Saúde (PECS)

 

O Programa de Educação, Cultura e Saúde (PECS) tem a missão de contribuir para a produção de conhecimentos, tecnologias e práticas de educação em saúde com ênfase na sua dimensão educacional e cultural.

 

Nas suas atividades, o PECS colabora com a construção de conhecimento e com a capacitação para a promoção da saúde junto à comunidade escolar e seu território, desenvolvendo a tecnologia educacional não formal e apoiando a Rede Saúde e Cultura, para fortalecer a gestão intersetorial e a participação juvenil no Programa Saúde na Escola (PSE) nas esferas federal, distrital e local.

 

O público-alvo do programa compreende a comunidade escolar, gestores e demais profissionais da saúde, da educação e da cultura, além de grupos da sociedade civil.

 

PROJETOS EM ANDAMENTO

 

Fórum Ciência e Sociedade (FCS)

O Fórum Ciência e Sociedade é uma ação educativa não formal com foco na divulgação da ciência e tecnologia e popularização da ciência, voltada para a rede pública de educação básica. É realizado pela Fiocruz, desde 2002, em parceria com diversas instituições de pesquisa e educação. Reúne pesquisadores, estudantes, docentes e sociedade civil em debates sobre temas de ciência e tecnologia relevantes para a promoção da saúde. Para saber mais, acesse aqui a cartilha “Faça seu Fórum Ciência e Sociedade”.

 

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA)

O projeto estimula professores e estudantes de Ensino Médio e Fundamental a construírem conhecimentos e refletirem sobre questões relacionadas à saúde e ao meio ambiente. Desenvolvida pela Fiocruz em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Olimpíada atua em todo território nacional. É organizada em seis Coordenações Regionais que englobam todos os estados brasileiros: Regional Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal), Regional Minas-Sul (Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Regional Nordeste I (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Regional Nordeste II (Alagoas, Bahia e Sergipe), Regional Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) e Regional Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo).

Saiba mais em: http://www.olimpiada.fiocruz.br/

 

Auxiliando profissionais da saúde a prover os cuidados necessários às famílias de crianças com síndrome congênita relacionada ao Zika vírus no Brasil

Em parceria com o Centro Internacional de Evidência em Deficiência (ICED), da London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM), a Fiocruz criou o projeto “Auxiliando profissionais da saúde a prover os cuidados necessários às famílias de crianças com síndrome congênita relacionada ao Zika vírus no Brasil”.

 

O projeto, realizado com recursos do Fundo Newton, por meio do edital institucional Links Zika Virus, busca desenvolver cursos educacionais online de acesso aberto para capacitar profissionais de saúde, com intuito de ajudar a atender as necessidades de crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ) e outras síndromes, além de prestar apoio a seus familiares. O trabalho é conduzido pelo ICED, considerado um centro de pesquisa com vasta experiência no desenvolvimento de ferramentas de treinamento online e que investiga as necessidades de saúde de pessoas com deficiência.

 

Principal parceira do projeto no Brasil, a Fiocruz atua com o auxílio dos profissionais de saúde e famílias afetadas pela SCZ. O projeto conta ainda com a colaboração da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), que auxilia na difusão das ferramentas desenvolvidas, e do Hospital da Criança de Brasília e Hospital Regional de Ceilândia (HRC), colaboradores no desenvolvimento das ferramentas de formação e participantes ativos das oficinas realizadas pelo projeto.

 

Pesquisa Científica e Tecnológica para Inovação em Educação e Comunicação para a prevenção da Zika e doenças correlatas nos territórios

A pesquisa teve início em 2017 e surgiu como demanda do Gabinete de Coordenação das Ações da Fiocruz, em consonância à declaração de emergência em saúde pública. Busca desenvolver um modelo de educação ambiental, sanitária e de popularização da ciência que facilite a vigilância, a promoção da saúde e a prevenção de riscos e agravos diante das arboviroses em escolas e comunidades.

 

O objetivo do projeto é compreender em que circunstâncias as ações de vigilância em saúde de base territorial e de promoção da saúde, em particular as de educação, popularização da ciência e de mobilização social, envolvendo escola, comunidade, serviços e instituições de ciência e tecnologia, geram efeitos duráveis de prevenção à Zika e doenças correlatas.

 

O projeto, fruto da cooperação entre o PECS, o Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz), o Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde), o Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde (LAVSA), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e Canal Saúde (Presidência), é realizado em Ceilândia (DF), Maricá (RJ) e Parati (RJ). Saiba mais: http://resultado.cnpq.br/9454755094897202. Um dos resultados deste projeto é a cartilha “Faça seu Fórum Ciência e Sociedade”, que pode ser acessada aqui.

 

Curso de aperfeiçoamento para planejamento e atuação intersetorial em promoção da saúde na escola

A iniciativa tem por objetivo formar profissionais da educação e da saúde, entre outros setores, para planejar, atuar e refletir sobre situações práticas de forma intersetorial, colaborativa e integrada, visando à problematização e à maior efetividade das questões de saúde no ambiente escolar.

Saiba mais: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=node/12485

 

PUBLICAÇÕES

 

KÖPTCKE, L. S.; PADRAO, M. R. A. V.; PEREIRA, F. M. A importância da formação continuada para a gestão intersetorial no Programa Saúde na Escola. Comunicação e Ciências da Saúde, v. 27, p. 211-222, 2016.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/ccs_artigos/importancia_formacao_continuada.pdf

KÖPTCKE, L. S.; CAIXETA, I. A.; ROCHA, F. G. O olhar de cada um: elementos sobre a construção cotidiana do Programa Saúde na Escola no DF. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, v. 9, p. 213-232, 2015.

Disponível em: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/download/1798/1664

SCHRAMM, A.; PEREIRA, F. M.; TOMASINI, A. J.; GAMEIRO, N.; KÖPTCKE, L. S. Cultura faz bem à saúde! A experiência do Circuito de Ocupação Cultural para a Saúde no Distrito Federal. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, v. 9, p. 233-248, 2015.

 

Coordenação

Alexandro Pinto |alexandro.pinto@fiocruz.br |(61) 3329-4567

Regina Padrão | regina.padrão@fiocruz.br | (61) 3329-4608

 

Equipe

Ana Julia Tomasini

Felipe Medeiros Pereira

Fernando Gomes da Rocha

Luciana Sepúlveda Köptcke

Renata Bernardes David

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